Saiba Mais
Conheça um pouco mais do nosso grupo
O que á Adoção?
É um procedimento legal no qual uma pessoa assume como filho criança(s) e/ou adolescente(s) nascidos de outra. A adoção garante ao filho adotivo os mesmos direitos dos filhos biológicos, inclusive de hernaça. A adoção é irrevogável, ou seja, concedida pela autoridade judicial, não pode ser tornada sem efeito. As Varas da Infância e da Juventude são as responsáveis por intermediar toda e qualquer adoção, pois deve manter um cadastro de pessoas interessadas na filiação adotiva e outro de crianças e/ou adolescentes disponíveis para adoção.
Quem pode adotar?
Quem não pode adotar?
Quem pode ser adotado?
O que é o Cadastro Nacional de Adoção (CNA)?
O Cadastro Nacional de Adoção é uma ferramenta criada para auxiliar os juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção. Lançado em 29 de abril de 2008, o CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas. O Cadastro irá possibilitar ainda a implantação de políticas públicas na área.
O que são os Grupos de Apoio à Adoção?
Os Grupos de Apoio à Adoção são formados, na maioria das vezes, por iniciativa de pais adotivos que trabalham voluntariamente para a divulgação da nova cultura da Adoção, prevenir o abandono, preparar adotantes e acompanhar pais adotivos, encaminhar crianças para a adoção e para a conscientização da sociedade sobre a adoção e principalmente sobre as adoções necessárias (crianças mais velhas, com necessidades especiais e inter-raciais). ( Fonte: http://www.angaad.org.br/)
Todas as crianças que vivem em casas de acolhimento podem ser adotadas?
Não. Nem todas as crianças e adolescentes acolhidas estão disponíveis à adoção, uma vez que para muitas delas a situação jurídica ainda não foi definida, ou seja, ainda podem retornar para a família de origem ou não sendo possível, é preciso que a autoridade judicial determine o encaminhamento para adoção. O acolhimento institucional é medida protetiva excepcional e provisória.