Quer Adotar?
Conheça um pouco mais do nosso grupo
1. Visite a Vara da Infância e Juventude
Dirija-se até a Vara da Infância e Juventude mais próxima de sua residência.
Em Belo Horizonte:
Vara Cível da Infância e da Juventude
Av. Olegário Maciel, 600 – Centro
Tel.: 31-3207.8100
Receba a lista dos documentos de que precisará para dar inicio ao seu processo de habilitação. Estes documentos podem variar de uma comarca para outra, mas geralmente são:
Nessa etapa você ira preencher a ficha inicial indicando, entre outras questões, o perfil da criança desejada (cor, sexo, idade, raça, etc) e ainda os locais do país onde poderia ir ao encontro de seu filho/a.
2. Curso Preparatório para Adoção
Você irá passar pelo curso prepartório para adoção que é ministrado pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude. Consiste em dois encontros onde você irá receber as primeiras e principais informações sobre o processo de habilitação e adoção.
3. Avaliação Psicossocial
Nessa etapa do processo o setor técnico irá chama-lo para uma entrevista, onde, dentre outras questões, avaliarão qual sua real motivação e expectativas quanto à adoção. Um comissário também irá fazer uma visita à sua casa.
4. Habilitação
O Ministério Público irá anexar a sua avaliação psicossocial o seu parecer. A documentação é então encaminhada ao Juiz da Comarca que irá dar a decisão.
5. Inclusão no Cadastro Nacional de Adoção (CNA)
Após a setença de habilitação ser deferida seus dados serão então inseridos no Cadastro Nacional de Adoção, o que significa que esta apto a adotar em qualquer região do pais que tenha sido indicada por você durante a sua habilitação. E então aguardar até que seja chamado a conhecer uma criança ou adolescente que se encaixe no perfil desejado.
Cartilha da adoção: http://www.portaldaadocao.com.br/docs/cartilhas/OABSP_adocao.pdf