Quem Somos
Conheça um pouco mais do nosso grupo
Seja bem vindo ao site do Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte!
Somos um grupo de voluntários criado para discutir, orientar e transmitir informações sobre adoção. Participar de um grupo de apoio à adoção significa conviver com pessoas que também tem as mesmas dúvidas, incertezas e angústias, e ter apoio durante o período de espera, na chegada do filho e no período pós adotivo.
O grupo é aberto a todo os tipos e configurações familiares e busca desmistificar alguma idéias preconceituosas sobre a adoção. Sonhamos com o dia em que o direito de todas as crianças e adolescentes de viver em família seja respeitado e atendido.
Nossas reuniões ocorrem mensalmente, você pode consultar os dias e horários no próprio site.
Em cada encontro convidamos uma pessoa para falar sobre um tema específico relacionado à adoção. Em seguida realizamos um lanche coletivo, momento em que podemos nos conhecer melhor, tirar dúvidas e trocar experiências com pessoas que estão na fila de adoção ou que já adotaram.
Venha se preparar conosco para a chegada do seu filho!
APRESENTAÇÃO:
O Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte, iniciou suas atividades em 2010 a partir da iniciativa de um grupo de pais, que já haviam adotado e vivenciado dificuldades, dúvidas e conflitos durante o processo pré e pós adoção. Dessa forma em Março de 2012, através de processo eleitoral, a atual diretoria oficializou o registro da Associação Civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e atividade não econômica, por tempo indeterminado, GAABH – Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte, inscrito no CNP sob o número: 16.525.102/0001-60.
O GAABH é um dos 124 grupos de apoio à adoção que existem no Pais e integra a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD. Os Grupos de Apoio são formados, na maioria das vezes, por pais adotivos que trabalham voluntariamente com o intuito de trocar experiências, preparar adotantes, acompanhar pais adotivos, conscientizar a sociedade sobre a adoção, principalmente, sobre as adoções chamadas necessárias (crianças maiores, com necessidades especiais, grupos de irmãos e inter-raciais).
NOSSAS REUNIÕES:
Fazemos reuniões mensais com pais adotivos e em processo de adoção, bem como simpatizantes à causa. Temos uma parceria com a Vara Cível da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, e participamos, voluntariamente do curso preparatório que é oferecido aos habilitados, futuros pais por adoção.
CONCLUSÃO:
A adoção constitui uma forma de maternidade ou paternidade através da qual uma pessoa ou um casal tem como filho, no sentido legal e afetivo, uma criança ou um adolescente gerado por outrem, assumindo o compromisso de cuidar de modo definitivo dessa criança ou adolescente que perdeu, ou nunca teve, a proteção de sua família biológica.
Porém, ainda que se avance para esta percepção da adoção enquanto uma forma legítima de filiação, infelizmente na sociedade é comum que as famílias por adoção ou mesmo aqueles que anunciam que vão adotar enfrentem preconceito, o que evidencia a urgência de um trabalho de esclarecimento sobre a temática, bem como de fortalecimento daqueles que a vivenciam a fim de se prepararem para construção de uma realidade na qual esta forma de filiação seja aceita e respeitada.
MISSÃO:
OBJETIVOS: